100 Dias de Arte: 100 – Banksy

Afinal, quem é Banksy?

Banksy tornou-se o anônimo mais famoso dos últimos anos. Seu trabalho mudou o olhar sobre a arte de rua. Uns sugerem que é um artista misterioso; outros defendem ser um colectivo que se dedica à street-art. O que é certo é que a criatividade e o traço de Banksy são inconfundíveis, assim como os locais improváveis que escolhe e a sua maneira de desafiar tudo e todos.

Suas obras são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade.

Entretanto, a ironia é que muitos vendedores de arte estão ganhando milhões em cima da arte de Banksy. Muitos dos muros onde ele faz a arte são “recortados” e leiloados por milhares de dólares, sem o consentimento do artista e sem lhe repassar nada.

Alguns vendedores defendem a ideia de estarem preservando as obras, mas a obra foi feita para estar nas ruas, ao alcance da população, para ser efêmera e não para estar na sala de um ricaço nos Hamptons. É para refletir né.

No documentário Saving Banksy, exibido no Netflix você pode acompanhar todos os detalhes das vendas artes de Banksy, e o que os artistas de rua pensam sobre este tema.

Algumas das artes de Banksy:

 

banksy_3

banksy_9

banksy_11

banksy_13

banksy_15

banksy_26

banksy_37

banksy_44

banksy_50

banksy_31

'EU star'

“Dismaland”, de Banksy – a versão pesadelo da Disney

A propaganda da Dismaland diz: “Você está procurando uma alternativa para a banalidade revestida de açúcar sem alma para um dia fora com a família? Ou apenas um lugar mais barato? Então este é o lugar para você – um novo mundo caótico, onde você pode fugir do escapismo sem sentido. Em vez de uma barraca de hambúrguer, temos um museu. No lugar de uma loja de presentes, temos uma biblioteca. Bem, temos uma loja de presentes também…”. Ele só permaneceu aberto por cinco semanas.

dismaland parque tematico obscuro banksy (2)

 

dismaland parque tematico obscuro banksy (15)

“Banksy disney”

Crianças não são permitidas no parque, que contém temas adultos, imagens angustiantes, uso prolongado de iluminação estroboscópica, efeitos de fumaça e palavrões. “Os seguintes itens são estritamente proibidos: facas, tintas spray, drogas ilegais e advogados da Walt Disney”, lê-se um aviso no local.

dismaland parque tematico obscuro banksy (10)

dismaland parque tematico obscuro banksy (8)

Qualquer imagem de Mickey Mouse é banida do local. A entrada e a saída do parque exigem que os visitantes suportem um processo de triagem opressivo. Em vez de ganhar um retrato na hora de ir embora, você terá a opção de adquirir um desenho da parte de trás de sua cabeça.

dismaland parque tematico obscuro banksy (9)

O hotel na Cisjordânia ‘com a pior vista do mundo

Em seu panfleto, o estabelecimento de Banksy se vende como o hotel com “a pior vista do mundo” e foi financiado e decorado pelo famoso artista britânico conhecido como Banksy.

Em cada um dos quartos deste hotel há um trabalho do artista, contendo uma mensagem direta contra a parede construída em frente ao edifício.

“Neste hotel damos calorosas boas vindas às duas partes do conflito nessa região”, disse Banksy em um comunicado para a imprensa.

Os quartos do “Hotel Walled” também contam com o apoio de outros artistas que colaboraram com o projeto.

O "Walled off Hotel"

Quarto do "Wall off Hotel"

Vista de um quarto do hotel

Desenho de uma menina dentreo da televisão jogando uma pedra contra a tela

Suíte presidencial

Obra de Banksy

Para saber mais sobre arte, conheça nossos cursos, ACESSE AQUI!!

 

 

 

...Shares
Esta entrada foi publicada em Noticias e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta