100 Dias de Arte: 80 – Sebastião Salgado

sebastiao-salgado-2

Sebastião Salgado, fotógrafo e economista brasileiro, engajado nas causas sociais e ambientais e documentarista da face mais triste da sociedade mundial. Autor do Projeto GênesisOutras Américas e protagonista do documentário O Sal da Terra.

inspiração fotográfica

Sebastião Salgado começou a fotografar a pobreza pelo mundo. Em 1986, lançou seu primeiro livro, chamado ‘Outras Américas’. Nele, retratou a pobreza da América Latina. Ainda no mesmo ano, publicou ‘Sahel: O Homem em Pânico’, seu segundo livro, no qual cobriu a seca no Norte da África por um ano, em conjunto com os Médicos sem Fronteiras. Em 1992 foi a vez de ‘Trabalhadores Rurais’, originado de seis anos de documentações por todo o mundo. Seu projeto seguinte foram ‘Exôdos’ e ‘Retratos de Crianças do Êxodo’, lançados no ano 2000, sobre refugiados de 40 países do mundo, tema que voltou a ser discutido recentemente devido às migrações dos países em guerra.

fotografia em preto e branco

Apoiador de diversas organizações humanitárias, o fotógrafo fez uma exposição no escritório da ONU, com apoio da UNICEF, com algumas fotos de crianças refugiadas. Salgado doou diversas fotos suas para campanhas humanitárias. Também participou de um projeto da UNICEF em conjunto com a OMS, em que fotografou para uma campanha de erradicação da poliomielite.

minas de ouro

migrações

sebastião salgado

sebastião salgado - gênesis

projeto gênesis

grandes fotógrafos

Para conhecer mais sobre fotografia, conheça nosso curso, ACESSE AQUI!!

Essa dica veio do professor de fotografia, Carlos Alexandre.

...Shares
Esta entrada foi publicada em Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta