100 Dias de Arte: dia 37 – Mario Cau

Nosso amigo e professor Mario Cau – Quadrinista e ilustrador, um artista compulsivo e multitarefa: desenha desde sempre e nunca parou. Acredita nas Histórias em Quadrinhos como forma poderosa de comunicação, expressão e arte: são sua linguagem e sua voz. Formou-se licenciado e bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unicamp (2003-2007). Desde 2004 atua profissionalmente.

Começou sua produção autoral com a série “Pieces”, – foi indicada ao Troféu HQMIX (Publicação Independente de Autor e Desenhista Revelação).

Participou dos projetos “MSP+50” e “Mônica(s)”, em homenagem aos cinquentenários de carreira de Maurício de Sousa.

Mônica

Ilustrou a adaptação para HQs de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis –  venceu o Prêmio Jabuti  em segundo lugar, e “Livro Didático e Paradidático”, em terceiro lugar; e também foi premiada com o Troféu HQMIX, em 2014, na categoria “Adaptação para Quadrinhos”.

Produz a elogiada série de webcomic “Terapia”, com Rob Gordon e Marina Kurcis, para o portal Petisco. Terapia ganhou o Troféu HQMIX na categoria “Web Quadrinho”.

Terapia - Webcomic de Mario Cau, Rob Gordon e Marina Kurcis

The Blues

“Terapia Vol. I” indicada ao Troféu HQMIX, também em 2014, nas categorias “Edição especial nacional”, “Desenhista Nacional” e venceu novamente a categoria “Web Quadrinho”.

Em 2014 participou de antologias como “Feitiço da Vila – a poesia de Noel Rosa em Quadrinhos”, “Cripta do Shogum” e “Um Rock para Caçador”; além de ter lançado a graphic novel “Morphine”, autoral, que foi indicada ao Troféu HQMIX na categoria “Melhor Publicação Independente One-Shot” em 2015.

Morphine - Mario Cau

No começo de 2015, recebeu o Troféu Angelo Agostini na categoria “Melhor Desenhista de 2014”. Publicou a graphic novel “Quando a noite fecha os olhos”, com roteiro do premiado André Diniz. Participa de duas antologias de quadrinhos: “Aqui e Acolá”, que reúne autores brasileiros e portugueses e marca sua estreia como roteirista, e “Um cara que caiu do céu”, com roteiro de Charlles Lucena e arte de diversos artistas brasileiros.

Em 2016, ilustrou o livro “Neuro-o-quê?! Neurociência!”, uma HQ para a antologia “Cosmogonias” de Cadu Simões e outra para a antologia “Pátria Armada – Visões de Guerra”, publicada pelo InstitutoHQ. Durante a Comic Com Experience, lança “Pieces – Partes do Todo”, novo volume com a retomada de sua série autoral.

Pieces - Partes do Todo - Mario Cau

Como ilustrador, atende diversos clientes particulares, editoras, agências de publicidade e produtoras culturais. É professor de HQ, Ilustração e Desenho Artístico na Pandora Escola de Artes em Campinas – SP, onde reside atualmente.

Acesse AQUI e conheça os cursos com o professor Mario Cau! Marque uma aula demonstrativa gratuita pelo telefone 19 3234.4443 ou email atendimento@escolapandora.com.br

 

 

 

 

...Shares
Esta entrada foi publicada em Noticias e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta