25 anos de Image

A história da fundação da Image é mais interessante que os quadrinhos que a editora publicou nos seus primeiros anos, principalmente pelo momento que passavam os quadrinhos americanos. O documentário Image Revolution, recomendadíssimo, mostras as filas que se formavam em comic shops para garantir a assinatura de um novo título da editora.

Todd McFarlane,Mark Silvestri, Jim Valentino, Erik Larsen, Jim Lee, Whilce Portacio e Rob Liefeld eram estrelas em ascensão na marvel. Em 1991 estes jovens desenhistas foram escolhidos para comandar as principais revistas da editora. A revista X-Men 1 de Jim Lee vendeu 8.3 milhões de exemplares. Homem Aranha 1 de Todd McFarlane vendeu 2 milhões de exemplares.
O ano de 1991 marcou auge de uma bolha especulativa que iria estourar em 1996. Revistas de número 1 ou numeração baixa sempre venderam mais.que as numerações maiores, mas com o domínio das comic shops sobre o mercado e a diminuição do número de distribuidores de revistas,  um controle maior sobre vendas e sobre preços foi possível. Revistas como a Wizard colocavam preços de edições raras ou qualquer outro lançamento que poderia vender bem nas páginas finais de cada edição. Isso levou a um número enorme de pessoas a comprarem quadrinhos pela possibilidade de vender por várias vezes o preço de capa ao invés do prazer da leitura.

Parecia lógico para quem estava dentro desta bolha como criador formar uma editora própria. Criando personagens derivados dos que faziam na marvel estes jovens resolveram criar a Image.

Os problemas começaram logo. Sem a mão de um editor os títulos começaram a atrasar e a periodicidade se tornou um dos maiores problemas da editora. Ir a uma comic shop após tres meses e não encontrar se tornou normal.

O outro grande problema neste início foi o ego. Os autores com mais sucesso financeiro montaram seus próprios estúdios em que outros artistas produziam seus títulos. Rob Leifeld criou o Awesome / Extreme Studios, Mark Silvestri criou o Top Cow e Jim Lee criou o Wildstorm.

Em 1996 a bolha especulativa estourou. As vendas despencaram e a Marvel foi a falência. Todas as distribuidoras de quadrinhos que restaram foram compradas pela Diamond que distribui todos os quadrinhos nos E.U.A até hoje. Lojas de quadrinhos fecharam Às centenas.

Os fundadores da Image voltaram a trabalhar para a marvel em 1996. Todd McFarlane se recusou.

No incio dos anos 2000 a Image começou uma busca por novos talentos que resultou na distribuição do quadrinho Battle Pope por Robert Kirkman.  Kirkman viria a lançar The Walking Dead e Invincible pela Image iniciando uma onda de criadores que podiam ser distribuidos por uma editora de grande porte mas manter os direitos dos personagens. Hoje a editora lança títulos dos mais conceituados criadores de quadrinhos.

...Shares
Esta entrada foi publicada em Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta