100 Dias de Arte: dia 35 – Edward Weston

Edward Weston é considerado um dos mais importantes fotógrafos americanos e um dos precursores da fotografia artística no século XX. Tendo como influência Alfred Stieglitz, que logo no início do século XX inseriu na fotografia americana o conceito de fotografia documental e sem artifícios, Weston desenvolveu seu trabalho passando por vários estilos e experimentos até chegar em um estilo único, que serviu de inspiração para outros grandes fotógrafos que futuramente impulsionariam o estilo modernista.

Utilizando câmeras de grande formato e luz natural, ou apenas a iluminação disponível, registrou paisagens e objetos de forma pictórica, dando ares abstratos a conchas, pedras, dunas, alimentos. Para muitos, construía suas imagens com o objetivo de elevá-las ao nível da poesia — e sempre de forma sensual. A exploração da sutileza de tons e do design escultural das formas fizeram com que suas obras se tornassem uma referência de estudo dentro da prática fotográfica. Como dito pelo também fotógrafo Ansel Adams, “Weston é, no sentido real, um dos poucos artistas criativos de nosso tempo. Ele recria a matéria e as forças da natureza, fazendo com que suas formas representem a unidade fundamental do mundo. Seu trabalho ilumina a jornada interna do homem até a perfeição do espírito”.

cabbage-leaf-edward-weston-1931.jpg

edward-weston-excusado-toilet-19251.jpg

Esta dica veio do professor de fotografia Carlos Alexandre. E para quem curte fotografia, conhecia nosso conheça nosso workshop especial do mês de agosto:

:

 

...Shares
Esta entrada foi publicada em Noticias e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta