Aluno Destaque: Nathalia Fassina

Aluno Destaque Face e blog

Hoje nós vamos conhecer a Nathalia Fassina. Ela faz aulas com o Jânio de Arte Digital e fez uma releitura do livro clássico Cinderella. O livro ficou um arraso! E além de fazer as ilustrações, a Nathalia fez também o texto em forma de rimas.

modelo2b

Por que fazer um livro infantil?

O briefing de fazer o livro infantil veio através de uma disciplina da faculdade, chamada Projeto Lúdico. Um dos trabalhos era criar um livro infantil que fosse uma releitura de algum conto clássico. Eu aaaaamo crianças, então fiquei mega empolgada! Até porque poderia aplicar 100% o que eu estava aprendendo em Arte Digital na Pandora, neste livro.

20150429_175111

Como surgiu a ideia de fazer uma adaptação da Cinderella? Qual o tema principal que ele aborda? 

Como tínhamos que escolher um conto para fazer uma releitura, escolhi Cinderella para desconstruir aquela ideia de ter que ser a mais linda, a mais chique e maravilhosa para conquistar o príncipe ou ser feliz. Me incomodava a Cinderella, sendo tão boa, ter que sofrer porque não tinha roupas bonitas e ainda mais só ter conseguido o príncipe, pela aparência.

Como sou cristã, queria abordar o tema do amor de Deus e da verdadeira identidade, que são coisas muito importantes pra mim. A relação que tenho com Deus (tipo como um pai) me permitiu ser da maneira que eu sou, e ser feliz! Eu queria transmitir isso para quem tivesse contato com o livro – que as crianças pudessem ser quem elas são de verdade, sem sofrer bullyng.

Eu sofri bastante tentando me encontrar quando jovem, mas foi em Deus que eu descobri a verdadeira felicidade e consegui ser quem eu era! Queria transmitir isso através do livro.

A mensagem basicamente é: Deus te criou como você é! Se você tem um coração bom e reconhece o amor de Deus por você, nenhuma vaidade ou aparência importa pra que você seja feliz.

2pag

O livro é todo rimado. Como foi escrever em rimas?

Escolhi fazer inteiro rimado porque acho mais musical e atrativo para as crianças. Fiz o roteiro/enredo em forma de texto normal pra só depois começar a definir as rimas que iriam em cada página. 

cind1

E as ilustrações? Como foi a criação?

A cada grupo de estrofes que eu escrevia, rascunhava em papel, como seria a ilustração, o layout e a diagramação daquela página. Depois de pronto o rascunho fiz toda a ilustração no Photoshop e coloquei o texto no Illustrator.

No fim das contas, apesar de todo o trabalho que deu pra ilustrar, a adaptação da história em texto com rimas foi a parte mais difícil!

 1

Que ilustradores infantis te inspiram?

Procurar e conhecer referências, é algo que sempre fazia (e faço), embora não especificamente de ilustradores infantis. Quando surgiu a ideia do livro, direcionei meu olhar para o público infantil, e visitei livrarias, comprei alguns livros e fiz pesquisas na internet. Com isso conheci três ilustradores que me inspiraram bastante: Lorena Alvarez Gómez, Alex T. Smith e Ada Grey.

20150429_175140

Pretende escrever/ilustrar outros livros?

Nunca pensei em ser escritora, mas devo dizer que achei a experiência bem legal! Penso que se após a publicação do livro houver um retorno positivo e surgirem novas ideias, posso escrever novamente sim.

Pretendo ilustrar meus próprios livros quando escrever, mas se surgirem oportunidades de ilustrar para o mercado, também seria muito legal!

Rascunhos

Rascunhos

Você pretende publicar sua releitura de Cinderella?

Quero muito publicá-lo sim! Estou corrigindo algumas coisinhas que o pessoal da Pandora me indicou pra ficar ainda melhor.

Boa sorte! Aguardamos notícias deste e de outros livros^^

Ps.: Pinterest da Nathalia – http://www.pinterest.com/nathaliabf/)

 

Juliana Romão

...Shares
Esta entrada foi publicada em Homenagem, Noticias e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta