Brighter Than You Think de Alan Moore

Alan Moore é um escritor inglês que é conhecido principalmente por seus trabalhos em quadrinhos americanos. Ele é o autor de Watchmen, V de Vingança, Do Inferno e Liga Extraordinária, pra citar os que viraram filmes, e ganhador de 9 prêmios Eisner, considerado o mais importante prêmio das HQ’s americanas.

A coleção de histórias Brighter than You Think cobre a carreira do escritor de 1986 a 2003 com a apresentação de 10 histórias curtas sobre os mais variados temas e publicada nas mais variadas editoras, acompanhadas de ensaios de Marc Sobel que apresentam explicações sobre os temas e momentos de publicação de cada uma delas.

Um dos primeiros destaques é a republicação de  In Pictopia, considerada pelo Comics Journal uma das 100 melhores histórias em quadrinhos do século 20. A arte é de Don Simpson. A história de 1986 saiu numa coletânea da editora Fantagraphics chamada Anything Goes. In Pictopia trata das consequencias de histórias como Watchmen para os quadrinhos em geral e faz uma previsão bastante correta do que aconteceria se todos os heróis fossem tratados com seriedade e tivessem histórias sombrias e violentas.

 

Outro destaque é The Mirror of Love , inicialmente um poema em defesa do amor de pessoas do mesmo sexo criado para combater uma lei britânica considerada homofóbica chamada Section 28. Transformado em quadrinho por Stephen Bissette e Rick Veitch em 1988 foi redesenhada e expandida com ensaios e outras ilustrações em 2004 por José Villarrubia.

 

Existem outras histórias fantásticas no volume como “The Bowing Machine“, mas deve-se dar destaque para a história final do volume, “Brighter than you Think“.

O quadrinho desenhado pela esposa de Moore, Melinda Gebbie ,conta a história de Jack “Marvel ” Parsons,  um cientista de foguetes criador do combustível sólido que possibilitou a viagem espacial.

Parsons faleceu em uma explosão em casa com 37 anos. A história de Moore centra nas atividades extra-curriculares de Parsons como seu envolvimento com Aleister Crowley e a versão americana da organização O.T.O. que são de grande interesse para Moore.

Para o leitor de quadrinhos que sonha em escrever suas próprias histórias é interessante ver a evolução de um dos mais aclamados e conhecidos escritores da mídia. Para quem tem interesse em história em geral os ensaios ao fim de cada história fornecem informações sobre o momento político e social que influiu na escrita. Para quem sonha em trabalhar para uma grande editora o livro possui uma série de avisos e lições que Moore aprendeu para que não seja preciso repetí-las.

 

 

...Shares
Esta entrada foi publicada em Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta