Dica do Professor 28 – Pin-Ups com Hiro!!!

Bem-vindos à mais uma Dica do Professor muito especial! Hoje vamos aprender sobre Pin-Ups com ninguém menos que Hiro Kawahara, o desenhista das bandejas do McDonalds!

Seu artbook Hiroines” será lançado com um descontão na Pandora nesta sexta-feira, dia 13/6 às 17 horas, faça a sua reserva, venha pegar o seu exemplar aqui e bater um papo com o Hiro!

Seu livro traz artes das “Hiroines”, suas caprichadíssimas, doces e bem-humoradas pin-ups:

Hiro Kawahara

Hiro Kawahara

A estética das Pin-Ups está muito em evidência, com a onda dos produtos e roupas vintage, que recuperam os estilos de moda e design das décadas de 1920 a 1960, é um estilo ultrapassado que volta a ser funcionalmente uma norma.

E as pin-ups? Elas têm um papel importantíssimo nesse estilo retrô: Uma garota pin-up, também chamada de modelo pin-up é uma modelo cujas fotos, produzidas em massa, tem grande apelo na cultura popular. Estas fotos era produzidas para comercialização e exposição informal, daí o nome, pin-up, vem do termo pinned-up, que significa pregar, ou afixar (na parede). O termo Pin-up também se refere a desenhos, pinturas e outras formas de ilustração que simulem as fotografias destas garotas:

Betty Gable  Retrato promocional para o estúdio 21st Century Fox  Frank Powolny  1943

Betty Gable
Retrato promocional para o estúdio 21st Century Fox
Frank Powolny
1943

Esta imagem feminina vem das dançarinas exóticas do século XIX. Estas atrizes se apresentavam sob pseudônimos e personagens. Sua divulgação pessoal era feita através de fotografias e pequenos cartazes afixados (pinned-up) nas paredes dos cabarés e bares onde dançavam.

A primeira garota Pin-up da história, de acordo com esse conceito foi Fernande Barray (1893-1974), ou Miss Fernande, como era conhecida. Suas fotos se tornaram particularmente populares durante a 1ª Guerra Mundial, e podiam ser encontradas nas bases e dormitórios militares de ambos os lados do conflito:

Miss Fernande Autor desconhecido Cerca de 1913.

Miss Fernande
Autor desconhecido
Cerca de 1913

A imagem das pin-ups se diversificou muito ao longo dos anos. Atualmente o estilo de pin-up mais influente na cultura popular vem das artes do Ilustrador Americano Gil Elvgren (1914–1980), suas figuras são mulheres jovens e belas, que combinam irreverência, inocência e sensualidade, sendo representadas em fantasias, praticando esportes e fazendo tarefas corriqueiras do dia-a-dia. É muito comum também que haja animais de estimação, como cães, gatos e pássaros nas cenas com elas:

Gil Elvgren A Fair Shake 1960

Gil Elvgren
A Fair Shake
1960

Atualmente os mais variados artistas produzem pin-ups nos mais variados estilos. As Hiroines de Hiro Kawahara se inserem nesta tradição, trazendo ao gênero, seu traço estilizado de mulheres com olhos amendoados, cabelos esvoaçantes, rostos simpáticos e arredondados e corpos torneados:

arte_05
E você, já fez uma pin-up? Como ficaria no seu estilo? Vale muito a pena tentar!
Acompanhe semanalmente mais dicas aqui no blog e no nosso Facebook.

Abraços a todos!
Vitor Gorino

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta