Dica do Professor 29 – Silhueta

Bem-vindos à mais uma Dica do Professor! Silhueta é uma imagem ou figura representada por uma única cor, geralmente o preto, cujas bordas se igualam ao contorno da forma representada. O interior de uma silhueta não tem detalhes, e na maioria das vezes é usada sobre um fundo branco, ou um fundo iluminado. Vejamos a bela ilustração com silhuetas de Jânio Garcia, professor da Pandora e ilustrador:

Jânio Garcia Árvore de Lâmpadas

Jânio Garcia
Árvore de Lâmpadas

Na imagem, uma menina é vista ao longe apanhando lâmpadas que voam de uma árvore como folhas. O pôr do sol faz com que a cena tenha uma luz de fundo, deixando a menina sombreada, em silhueta.

A palavra Silhueta é derivada do nome de Étienne de Silhuette, um ministro da fazenda francês que, em 1759, foi forçado pela crise econômica francesa durante a guerra dos sete anos, a impor severas restrições econômicas ao povo, particularmente aos ricos. Por conta disto, seu nome ficou conhecido como sinônimo de qualquer coisa que fosse barata, que valesse pouco. No mesmo período, os retratos mais baratos para se encomendar na Europa eram os retratos do contorno do rosto em perfil. Em pouco tempo, estes retratos incorporaram o nome do ministro: retratos em silhueta.

Tradicional retrato em silhueta do século XVIII

Tradicional retrato em silhueta do século XVIII

O termo silhueta se estende atualmente à visão ou representação de uma pessoa, objeto ou cena iluminada por trás, aparecendo escura sobre um fundo claro. Qualquer coisa que se visualize assim, é descrito como em silhueta. Por causa da ênfase nos contornos, a palavra também é empregada nos campos da moda e do fitness, para descrever a forma do corpo de uma pessoa, ou a forma criada sobre seu corpo pelo uso de alguma roupa.

               O efeito de silhueta corresponde graficamente a outro efeito, chamado na fotografia em contraluz. Este efeito mostra uma figura preenchida por sombras porque a fonte de luz que a ilumina está ao fundo, atrás dela. Vamos ver o efeito de contraluz isoladamente:

Milagre em contraluz Simón Diaz

Milagre em contraluz
Simón Diaz

A arte de Jânio, equilibra luz e sombra com o efeito de contraluz para atingir uma efeito dramático, assim como a fotografia acima faz, vamos ao nosso famoso diagrama:

Arte_04

E você? Já parou pra pensar como posicionar a luz nos seus desenhos? Ela é uma poderosa ferramenta narrativa! Para saber mais fique ligado nas nossas dicas semanalmente aqui e no nosso Face book. Abraço a todos!

Vitor Gorino.

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta