Dica do Professor 30 – Preto e Branco

Bem-vindos à nossa Dica do Professor! Hoje vamos falar um pouco sobre como trabalhar ilustrações apenas em preto e branco. Sem contar com as cores para dividir as formas e planos de profundidade, para deixar a imagem mais legível, a organização do desenho precisa cuidar de alguns detalhes. Na maioria dos casos, o equilíbrio e a boa distribuição entre áreas de preto e branco é importante para que se compreenda bem a imagem. Vamos ver dois casos:

Arte_01

O Eduardo Ferigato e eu, Vitor, costumamos trabalhar bastante em preto e branco apenas. E cada uma dessas composições acima funciona de um jeito. São desenhos pensados pra dispensar o uso de cor, para se resolverem apenas no P&B mesmo. Veja o exemplo contrário, de uma ilustração pensada para usar cores:

Ivan Reis (desenhos) Página de Aquaman

Ivan Reis (desenhos)
Página de Aquaman

O consagrado desenhista da DC comics Ivan Reis, é famoso por desenhar muito bem cenas coletivas e grandes batalhas entre super-heróis. Nesses casos, a cor é fundamental, pois ajuda a dividir formas e planos de maneira que o artista possa se dedicar totalmente à ação na cena. Além disso, a cor é importantíssima no gênero dos super-heróis, reconhecer seus uniformes e logotipos coloridos não só faz parte, mas é uma tradição desse produto.
Quadrinhos em preto e branco também são muito bem explorados, e os japoneses são prova de que também se podem fazer cenas repletas de elementos e ação sem que se usem cores:

Kentaro Miura Página de Berserk

Kentaro Miura
Página de Berserk

Para terminar, a elegante composição do mestre Milo Manara, no melhor preto e branco:

Milo Manara Dedicado a Corto Maltese Serigrafia

Milo Manara
Dedicado a Corto Maltese
Serigrafia

E você? Já experimentou planejar suas composições em preto e branco? Mesmo que seus desenhos sejam feitos para serem coloridos, o treino em preto e branco é dos mais valiosos para o trabalho com ilustração. Experimente! E acompanhe nossas dicas semanalmente aqui e no facebook. Abraço a todos!

Vitor Gorino.

 

 

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta