Dica do Professor 31 – Paródia

Bem-vindos à Dica do Professor! Ilustrações bem humoradas estão por todos os lados, o tempo todo.

Piadinhas com desenhos nas redes sociais surgem o tempo todo. Na medida que esse humor visual evolui independentemente, vale a pena entender seu funcionamento.

Caio Yo, professor da Pandora e ilustrador, tem uma veia humorística afiadíssima em seus desenhos, veja sua ilustração abaixo e vamos entender como funciona:

arte_01A paródia é um trabalho imitativo criado para comentar humoristicamente um assunto ou uma outra obra de arte, autor, estilo ou ainda outro tipo de alvo. É comum em nossa cultura nas artes plásticas, literatura, música, cinema, animação, games etc.

Segundo Simon Dentith, paródia é qualquer prática cultural que proporcione uma alusão ou imitação relativamente polêmica de outra produção cultural ou prática”.

O alvo de Caio Yo foi o líder da Coréia do Norte Kim Jong Un, o polêmico personagem da política mundial de quem pouco se sabe. Ele foi nomeado o líder e sucessor de seu pai Kim Jong Il em 2011. Sua figura no mínimo curiosa, a pouca idade e pouca experiência, fazem dele um prato cheio para as sátiras, afinal é um jovem no comando de um país de cultura fechada e avesso ao ocidente, com poderio militar nuclear.

Um estúdio independente de games fez um jogo todo baseado em paródia também sobre Kim Jong Um, chamado Glorioso Líder vejam o sensacional trailer:

A figura de ditadores e líderes políticos é um grande tema para a paródia e a sátira. Usar recursos artísticos para desmoralizar o poder de um líder é algo que sempre fez sentido. A imortal paródia de Hitler no filme O Grande Ditador (1940), de Charles Chaplin é o maior e mais poético exemplo disso:

O Grande Ditador (1940) Dir. Charles Chaplin

O Grande Ditador (1940)
Dir. Charles Chaplin

Caio Yo é conhecido por ser um cara muito bem humorado e apreciar uma boa piada. Isso é bem forte na personalidade dele, o que só melhora seus trabalhos quanto ele coloca isso no papel.

Não tenha medo de mostrar sua personalidade em seus desenhos, geralmente esse é um dos fatores que destacam um artista entre os outros, que o fazem lembrado: seu jeito pessoal de ver as coisas.

Experimente o viu hoje! E acompanhe nossas dicas semanalmente aqui e no facebook. Abraço a todos!

Vitor Gorino

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta