Dica do Professor 32- Storyboard

Bem-vindos à nossa Dica do Professor! Storyboards são organizadores gráficos em forma de ilustração ou imagens em sequência com o objetivo de pré-visualizar um filme, animação, comercial de tv etc. Storyboards são muito úteis pois planejam vários detalhes da filmagem antes que esta tenha de ser feita, economizando tempo e dinheiro. Observe o exemplo do meu storyboard abaixo:

Arte_01

O storyboard como é conhecido hoje foi desenvolvido nos estúdios Walt Disney, no início da década de 1930. O primeiro storyboard completo produzido foi o de Os três porquinhos, em 1933. E o vento levou (1939) foi um dos primeiros filmes a empregar storyboards para toda sua filmagem. William Cameron Mensies era o designer de produção do filme e desenhou todas suas cenas a partir do roteiro:

William Cameron Mensies Storyboards para o filme E o vento levou (1939)

William Cameron Mensies
Storyboards para o filme E o vento levou (1939)

A popularização dos storyboards para a produção de filmes aconteceu a partir de 1940 até 1990. Atualmente maneiras alternativas de pré-visualizar os filmes tem sido empregadas, geralmente usando a computação gráfica. Mesmo em computação gráfica, a ideia de storyboard é uma parte essencial do processo de criação de filmes. O mercado publicitário utiliza muito esse recurso por sua rapidez e facilidade de meios. Veja abaixo alguns dos grandes filmes de holywood que usaram storyboards:

Arte_03

Arte_04

Gostou? Então veja nossa dica sobre planos de enquadramento, uma ferramenta importantíssima para os storyboards: http://blog.pandora.art.br/dica-do-professor-08-planos-de-enquadramento/
E você, já conhece os storyboards do seu filme favorito? Pesquise, vale muito a pena! Acompanhe semanalmente nossas dicas no blog e no facebook.

Abraços a todos e boa semana!
Vitor Gorino.

 

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta