Dica do Professor 35 – Profundidade em Pixels!

Bem-vindos a mais uma especialíssima Dica do Professor! Hoje com o retorno da Pixel Art e de Caio Yo, professor da Pandora e diretor de arte do jogo A Lenda do Herói, de Marcos Castro! (saiba mais:  http://www.catarse.me/pt/alendadoheroi).

Arte_01

O pixelart é uma técnica onde o artista trabalha, individualmente, em cada pixel – o menor elemento formador de uma imagem digital. Essa técnica é utilizada em vários nichos do mercado de artes. Atualmente, tem um grande destaque em games mobile (para celulares e tablets) e os chamados indie games, jogos independentes, como o próprio A lenda do Herói. Conheça:

O jogo em pixel art faz referência aos jogos de árcades e consoles dos anos 1980 e 1990. Naquela época, as restrições de memória dos videogames não permitiam imagens 3D de grande resolução, como estamos tão acostumados a ver hoje em dia.

Por cerca de 10 anos, a partir de 1985, videogames foram sinônimo de imagens em 2d e “pixeladas”, de resolução muito baixa, e, por isso, com seus pixels aparentes. O tempo passou e a tecnologia superou este problema, mas hoje o estilo de imagem pixelada e a própria pixel art, como gênero, fazem muito sucesso por seu valor estético.

No processo de montagem de um jogo 2d, os desenvolvedores precisam se preocupar bastante com a separação dos planos de profundidade do jogo. Uma das razões é a aplicação de um efeito chamado “paralaxe”, onde os diferentes planos se movem em diferentes velocidades de acordo com a câmera. Outra razão é a definição clara, para o jogador, de quais elementos estão mais próximos e quais elementos estão mais distantes. Isso pode significar a morte – e uma vida a menos para o jogador. A chave para reforçar essa diferença entre os planos está em algo que os artistas chamam de “perspectiva atmosférica”, quando elementos mais ao fundo perdem contraste e definição, e são dominados pelas cores da “atmosfera”:

Veja o efeito paralaxe em tempo real:

Pra terminar no capricho, e especialmente pra quem acha que videogame nunca nos ensina nada de bom, fique com este belíssimo vídeo, e com a lição mais valiosa que os games sempre nos ensinaram:

Acompanhem semanalmente nossas dicas aqui e no facebook da Pandora!

Vitor Gorino.

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta