Dica do Professor 36 – Desenho de modelo vivo

Bem-vindos à Dica do Professor! Já desenhou a partir de modelo vivo? Ainda não? Então conheça um pouco mais sobre isso e venha desenhar com a gente na próxima terça, dia 12/8 às 19h, reserve já a sua vaga!

Arte_01_01

O estudo da figura humana pode ser feito de muitas formas diferentes e utilizando quaisquer meios ou materiais artísticos. O desenho é uma refermenta tradicional do estudo da figura humana, consistindo num exercício muito rico que desenvolve nossa percepção da figura humana e sua representação em formas, volumes, luz e sombra, anatomia e movimento também. Mais ainda, é um estudo que não se limita à representação, pois desenvolve também os fundamentos formais do desenho, como as relações de linha, composição, espaço etc.

1

O grau de representação pode variar desde os desenhos altamente detalhados, anatomicamente corretos aos rascunhos rápidos e mais expressivos. Inseri acima alguns dos meus estudos que procuram agregar estes valores. O objetivo foi manter formas anatomicamente corretas ao mesmo tempo em que se busca uma linha fluida e expressiva para as figuras.

2

No caso acima dei preferência por estudos mais detalhados de porções do corpo da modelo, incluindo também o sombreado. O aproveitamento das poses longas e curtas pode ser aumentado se variamos nossa abordagem como alunos. Veja no próximo desenho como poses rápidas de 5 minutos foram agregadas em uma composição só, justapondo e sobrepondo um desenho ao outro:

3

O desenho de modelo vivo é um dos mais complexos assuntos do estudo tradicional de arte, mas também é um dos mais proveitosos e mais produtivos. Cursos inteiros são dedicados a isso e quem começa a fazer essas aulas/estudos, dificilmente quer parar. A figura humana é um dos temas mais presentes nas artes visuais e pode ser a base para retrato, ilustração, escultura, ilustração médica, entre muitos outros campos.

Acompanhem semanalmente nossas dicas aqui e no facebook da Pandora!

Vitor Gorino.

Outras dicas aqui!

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta