Entrevista com Aluno José Mundim

Depois de muito trabalho, nosso aluno José Mundim está com um projeto recém saído do forno, o livro “Minha Essência – um livro para cantar, rezar e colorir”.

Estamos muito felizes e orgulhosos por fazer parte desse sonho realizado!

Conversamos um pouquinho com ele pra contar pra vocês como foi esse processo:

1.   Nos conte um pouco da sua trajetória para chegar até aqui.

Sempre me interessei por Artes em geral. Apesar de gostar bastante de pintura e desenho, e fazê-los como hobby,  acabei iniciando meu contato com o mundo das Artes através do Teatro e Dança. Como é muito difícil sobreviver de Arte, tive que optar por novos caminhos, até que com o passar do tempo vinha ensaiando um novo contato com esse mundo através das artes gráficas.

2.    Como o livro Minha Essência nasceu? E o que te motivou a criar esse projeto?

Eu estava trabalhando em esboços para um outro projeto, quando um dia por acaso escutei a música Minha Essência. Ao ouví-la senti um misto de melancolia e muita paz, como se estivesse sendo abraçado por Deus. O mesmo que senti na ocasião da despedida de meu pai, através do carinho de familiares e amigos. Através dessa música conheci o trabalho do Thiago Brado, cujas músicas me tocaram bastante e decidi ir a um show dele e presenteá-lo com alguns desenhos. Ele gostou bastante e conversamos a respeito de um possível trabalho conjunto, que transmitisse uma mensagem positiva, o que resultou nesse livro que quis fazer também para homenagear minha família e meu pai em especial.

3.    Quais foram as principais dificuldades no processo, desde a concepção até o lançamento do livro?

Basicamente as principais dificuldades no processo foi ter que aprender fazendo, ir adquirindo a experiência à medida que os obstáculos novos iam surgindo. Foi um processo de tentativa e erro. O “boneco” do livro estava pronto, mas precisei de auxílio para fazer tratamento de imagem, adequação de tamanho das ilustrações ao estipulado pela editora, ajustes de diagramação. Esse foi um dos motivos pelos quais ingressei na Pandora. Além de buscar novos traços, precisava de um auxílio para conseguir concretizar aquilo que estava apenas no papel.  Agradeço a professora Flávia Tonelli por me auxiliar nessas etapas. Tive que absorver as sugestões da editora como em relação a capa e mesmo miolo do livro. Aprendi que quando estamos abertos a escutar novas sugestões nosso projeto pode ficar mais enriquecido do que o que fora previamente elaborado.

4.    Depois dessa primeira grande experiência, quais são as principais dicas/conselhos que você tem pra quem deseja produzir um livro? 

A primeira dica é que todo mundo tem algo a dizer, tem uma mensagem a transmitir aos outros. Depois de descobrir qual a estória a ser contada, procure pesquisar e aprender quais os caminhos que o livro percorre desde a concepção até chegar as livrarias, isso irá amenizar muito do stress no decorrer do processo. Há vários aspectos envolvidos  na elaboração de um livro como questões ligadas ao funcionamento do mercado editorial, por exemplo. Um planejamento prévio irá ser de grande valia. Mas adquirimos aprendizado na prática também. Portanto, quando se tem um projeto em que acredita, siga em frente e busque realizá-lo.

5.    Queremos spoilers! Tem um segundo projeto no forno?

Sim, já tenho um segundo projeto em andamento, mas ainda está na fase inicial. Desejo em breve vê-lo concretizado.

 

José Mundim com o Livro Minha Essência

José Mundim com o Livro Minha Essência

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2019-05-08-at-14.38.24-1024x602.jpeg

Ilustração do Livro Minha Essência

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2019-05-08-at-14.38.24-1-1-1024x708.jpeg

Ilustração do Livro Minha Essência

Demais, né?! O livro já está à venda. Você pode adquirir pelo link abaixo ou diretamente com o autor.
Alguns exemplares estarão disponíveis na Escola Pandora.

PARA ADQUIRIR O LIVRO:

Editora Ave Maria

E você, já pensou em produzir ou ilustrar um livro?

Siga esse impulso e comece! E se precisar de uma mão, ensinar é o nosso trabalho. Estamos aqui =)

Aluno da Professora Flávia no curso de Ilustração

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Flavia-Tonelli.jpg

...Shares
Esta entrada foi publicada em Noticias, Sem categoria e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta