FIQ 2013

banner.2bb59316417a

Este mês foi o mês do FIQ – super Festival Internacional de Quadrinhos, que acontece há cada 2 anos em Belo Horizonte, com grandes quadrinistas, e muitas novidades com os lançamentos de obras independentes.

Em 2011 superou a marca de visitantes de eventos como a Comic-Con em San Diego e passou a ser considerado o maior evento de quadrinhos da América!

Mas o mais legal é o que FIQ é um lugar cheio de gente criativa e talentosa que está lá, saindo fora da caixa, fora do convencional, desenhando e mostrando a sua arte para o mundo!
Claro que o pessoal da Pandora não ficou fora dessa! Professores e amigos, como o Caio Yo (Imbroglio), Hebert Berbert (Sidney Gusman Ilustrado), Eduardo Ferigato (Quad), Mário Cau (Terapia), Vencys Lao (Dia do Porko), Thadeu Canaes, Marcelo Maiolo, entre outros, apareceram por lá, venderam suas revistas e tenho certeza, compraram muitas outras também! Confiram como foi a experiência de participar do FIQ 2013:

CaioYO

Caio YO:“Bem, o evento foi fantástico, e o que mais me impressionou foi a imensa quantidade de quadrinhos sendo publicados de forma independente. Muita coisa de qualidade, e muitos profissionais juntos, em um mesmo local. Conheci muitos desenhistas que antes só conhecia pela internet. Troquei muitas ideias e saí de lá com projetos engatilhados. E com uma empolgação reforçada!

O público foi muito interessante também. Muitos entusiastas dos quadrinhos. Todos querendo conhecer trabalhos nacionais, e interessadas em comprar quadrinhos independentes. Geralmente isso é somente uma parcela menor do público nos eventos deste tipo, aqui em SP.

Muita coisa interessante lançada lá, mas eu devo dar destaque ao Valente novo do Vitor Cafaggi, o novo Quadrinhos A2, o 5/5 do pessoal do Bimbo Groovy (Magenta, Dalts e Go), o Bro dos Marcelo e Magno Costa, o The Mire da Becky Cloonan, o Remy da Julia Bax e o Pintura Relâmpago do David Calil.

Além disso vale falar de tudo que o pessoal da Pandora lançou por lá. O Terapia do Mario Cau, o Quad do Eduardo Ferigato e o Dia do Porko do Vencys Lao, todos fantásticos!

Eu lancei o Imbroglio, que é um compilado de trabalhos de 2013 e também o Futuros Heróis, que é um quadrinho organizado pelo Estevão Ribeiro, com desenho de muitos artistas nacionais de peso… e eu! “

(Mais Imbroglio em: http://www.pixoretto.com/)

Hebert Berbert

Hebert Berbert: “Levei ao FIQ o meu projeto chamado “Sidney Gusman Ilustrado”, que foi um livro presente feito por mim e com a participação de vários artistas incluindo alguns professores da Pandora. O evento realmente foi inesquecível para mim, principalmente por ser meu 1º FIQ, eu não imaginava como seria, tive a oportunidade de conversar com muita gente que só conhecia pelo facebook e conhecer muitos outros. 

Mas realmente o que me marcou mais, foi o presente para o Sidney, eu imaginava que ele iria gostar, mas ele gostou muito, a ponto de chorar e me agradecer dizendo: “Depois do nascimento das minhas filhas, este é o melhor presente que já ganhei na vida!”. Não contando esta emoção, durante a seção de perguntas após o anúncio nas novas revistas da MPS, alguém perguntou ao Sidney por que ele estava chorando antes da apresentação, e ele fez um agradecimento público, fazendo questão que ficássemos de pé, e o livro ainda passou por vários artistas, incluindo Mauricio de Souza que ficou folheando o livro.

Depois de tudo isso, ao chegar em casa, já estou produzindo uma HQ que será minha 1ª solo e independente, e pretendo lança-la durante o evento GibiCon em 2014.”

Fontes de fotos: http://www.meusnervos.com.br/fiq-2013/

Mais fotos da quem esteve por lá:

MarioCauEduardo Ferigato

 

...Shares
Esta entrada foi publicada em Eventos, Noticias e marcada com a tag , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta