Qual é a cor da pele?

Na caixa tradicional de lápis de cor e giz de cera, nós temos o azul, o verde, o amarelo, o vermelho, o “cor da pele”…peraí, mas o que é o tal cor da pele? É a cor da sua pele? Da minha não é! É uma mistura de bege com ocre, que pode ser o tom da pele de alguém, mas que não deveria ser o representante oficial da cor da pele de todo mundo!

Num mundo que se abre cada vez mais para a diversidade, inclusive de etnias e tonalidades de pele que  representam, veio em boa hora esta ideia de aumentar o leque de tons da pele para o desenho.

giz2

A iniciativa partiu da Uniafro (Programa de Ações Afirmativas para a População Negra), em parceria de venda com a Koralle. Foi criado um estojo de giz de cera com 12 cores de pele, que vão desde o bege até o marrom escuro. A ideia é que as crianças encontrem cores que expressem a diversidade étnica e tratem isso de maneira natural.

O estojo foi distribuído nas escolas públicas do Rio Grande do Sul para professores que  realizam o curso de qualificação de ensino de história e cultura africana. Mas é possível comprar pelo site da Koralle. E pelo jeito as crianças adoraram! Olha só as imagens:

giz1

 

A questão da consciência da diversidade racial veio para ficar. Um exemplo disso é que há pouco tempo, a Apple lançou emojis (ou emoticons) com diferentes tons de pele.

emojis2

“Pessoas de todo o mundo querem ter emojis que reflitam a diversidade humana, especialmente as diferentes cor de pele”, diz o relatório da Unicode Consortium – organização que é responsável pela padronização gráfica para o setor de tecnologia.

emojis1

A novidade traz cinco novas tonalidades dos rostinhos, que poderão ser usadas para emojis. “Esses caracteres são baseados nos seis tons da escala Fitzpatrick, padrão reconhecido para dermatologia”, comunicou a Unicode.

Você conhece outras iniciativas que ressaltam a diversidade étnica na arte e na tecnologia? Mande pra gente!

https://www.facebook.com/pandoraescola

Juliana Romão

 

 

 

...Shares
Esta entrada foi publicada em Noticias e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta