Uzumaki

A Devir acaba de relançar no Brasil o mangá de horror Uzumaki de Junji Ito como parte de seu selo Tsuru.  Anteriormente a obra havia sido lançada pela Conrad em 3 edições. A idéia do selo Tsuru é publicar mangás completos em formato igual a da Shonen Jump, (revista de maior publico no Japão, semelhante ao formato americano).

Uzumaki conta a história de Kurozu, (literalmente redemoinho negro em japonês), uma cidade que sofre de uma maldição relacionada a espirais, (a figura geométrica que consiste de uma curva que emana de um ponto movendo-se a cada curvatura cada vez mais para fora deste ponto). Prepare-se para ter medo de espirais por um tempo.

É uma historia de terror que viaja por vários subgêneros do estilo, de escatológico a terror psicológico e finalmente Lovecraftiano.

A historia é contada do ponto de vista de Tomie, uma adolescente moradora da cidade. Em certos momentos Tomie serve de narradora onisciente e em outros de protagonista, mas a cidade acaba sendo o personagem central em diversos sentidos.

O mangá causa reações de incômodo e fascínio às vezes na mesma página. A arte limpa a e extremamente bela de Junji Ito faz com que cada desvio da normalidade, cada espiral de loucura experimentada pelos personagens e pelo leitor cause um efeito ainda maior.

Ler Uzumaki é saber o que há de melhor no horror japonês, mas não é para os de estômago fraco. Ao mesmo tempo a história envolve o leitor de tal forma que, como um labirínto, vai ser difícil sair dela como se entrou.

...Shares
Esta entrada foi publicada em Noticias e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta